Blog

Cultura

TEATRO - O Peso do Pássaro Morto e o impacto das perdas e violências em nossas vidas.

Data:12/03/2021 16:10:40

Em 2020, com o mundo paralisado pela Pandemia da covid-19, reinventar-se para seguir caminhando foi à alternativa que restou para as nossas interações externas. No setor artístico não foi diferente, shows presenciais viraram lives, espetáculos ganharam as telas de nossos computadores e celulares e a vida ficou On, na perspectiva de não perdemos vínculos diante de um momento tão difícil para todos.

O livro O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei, ganhou os palcos com peça teatral encenada online, com cenas gravadas ao vivo pela Atriz, Helena Cerello, que desde o inicio da pandemia mudou-se com a família para uma fazenda no interior de São Paulo. A peça tem Direção de Nelson Barskeville, com Edição e Música de Dan Maia, e realização da Cia VADABORDO e grande equipe.

Desde agosto de 2020, O Peso do Pássaro Morto, está em cartaz online, e  é encenada sempre aos finais de semana. Por ser um temática de complexidade e que envolve diversos fatores, a atriz realizou rodas de conversa online, sobre violência, exploração e abuso sexual contra meninas e mulheres, que teve a participação da roteirista Camila Appel (Em Nome de Deus)e sobre, a importância da Educação Sexual com a participação de Angela Kung e Ana Paula Maia.

O CEDECA Casa Renascer, que atua no Rio Grande do Norte, na defesa de direitos humanos, e contra o Abuso, a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes, e está completando 30 anos de resistência, foi escolhido como ONG parceira, e vem sendo contemplada com parte da renda desse espetáculo tão necessário em um momento pandêmico e de aumento das violências sexuais, domésticas e de gênero contra meninas e mulheres. A arrecadação advinda da venda desses ingressos, é destinada pela atriz Helena Cerello, à Casa Renascer para o desenvolvimento de nossas atividades e ações.


“Foi muito impressionante. Ele estava vivo, piando, pra morrer segundos depois na minha mão”, contou ela em entrevista para o site "Livre Opinião e Debate"

O Peso do Pássaro Morto, livro de Aline Bei , apresenta ao leitor a história de uma mulher sem nome, narrando a sua vida dos 8 aos 52 anos, de maneira poética e de narrativa densa, de silêncios e explosões, sobre perdas e devastações na vida de uma mulher. Uma vida marcada pelas interrupções: a morte de entes queridos, a violência sexual, a maternidade indesejada, o isolamento.  O livro foi vencedor em 2018 do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria estreante com menos de 40 anos, e está na lista de best sellers da Nielsen Publish News, com mais de 20 mil exemplares vendidos.
O Peso do Pássaro Morto foi Inspirado em um fato de quando ainda menina, a paulistana Aline Bei recebeu de sua mãe a tarefa de segurar o canário que tinham em casa para que pudesse cortar suas unhas. O pássaro ficou tão assustado que acabou morrendo nas mãos de Aline.

O CEDECA Casa Renascer, Centro de Defesa de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentesestá celebrando 30 anos de atuação e luta, em defesa de direitos de crianças e adolescentes, e sua colaboração nesse momento,  nos ajuda a seguir com nossas ações e protegendo crianças e adolescentes. Conheça nosso trabalho através de nossas redes sociais e site.


Sobre Aline Bei e Helena Cerello:

https://www.instagram.com/alinebei/?hl=pt-br  / 

https://www.instagram.com/helenacerello/?hl=pt-br


SERVIÇO: A peça está em cartaz todos os finais de semana, sempre as 16h.

Temporada: 27 de Fevereiro a 18 de Abril   /Indicação etária: Maiores de 16 anos.

Evento online e gratuito com o apoio do Edital Aldir Blanc, São Paulo.

Opção de Compra com renda destinada ao CEDECA CASA RENASCER

Ingressos à venda em: https://www.sympla.com.br/produtor/opesodopassaromorto


Por: ASSCOM

COMPARTILHAR
06/08/2021 14:43:16
Cerca de 130 mil crianças no Brasil perderam pai ou mãe para Covid-19.

28/07/2021 20:37:25
Brasil registra mais de 50 mil denúncias de violência contra infância em 2021.

06/07/2021 13:58:36
O Estatuto da Criança e do Adolescente vai completar 31 anos.

22/06/2021 14:22:24
Lugar de Criança e Adolescente é no Orçamento Público

21/06/2021 19:24:17
CEDECA recebe Comissão Parlamentar para debater Erradicação do Trabalho Infantil.

add