Blog

Eventos

CEDECA recebe Comissão Parlamentar para debater Erradicação do Trabalho Infantil.

Data:21/06/2021 19:24:17

A Campanha do último 12 de Junho, que celebrou o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, mobilizou profissionais, movimentos sociais e representantes do poder legislativo municipal e Instituições, em torno da temática da exploração do trabalho infantil no município. 


Na última sexta-feira, 18 de junho, o CEDECA Casa Renascer recebeu representantes da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Igualdade da Câmara Municipal e representantes dos Movimentos da Infância para um bate papo sobre a urgência de medidas que atendam a realidade local de combate à exploração do trabalho infantil. 




Os vereadores: Divaneide Basílio, Júlia Arruda e Herberth Sena que estiveram presentes ao encontro, ouviram os relatos dos profissionais envolvidos com a política de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes, e  diante do agravamento da situação com a pandemia, pautaram a necessidade de ações conjuntas e efetivas para a proteção dos direitos dessa população em desenvolvimento.


O trabalho infantil deixa marcas e impactos negativos na infância, muitas vezes irreversíveis, que perduram até a vida adulta e provocam graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar, bem como, consequências à saúde física na infância, como a fadiga excessiva, problemas respiratórios, lesões e deformidades na coluna, alergias, distúrbios do sono, irritabilidade. Segundo o Ministério da Saúde, crianças e adolescentes se acidentam seis vezes mais do que adultos em atividades laborais porque têm menor percepção dos perigos.


 


Na reunião foram retirados alguns encaminhamentos e a proposta dos representantes da Comissão Parlamentar para que essa frente possa apresentar emendas ao Plano Plurianual(PPA) de Natal, que ficará aberto para consulta e propostas até o próximo dia 25, a fim de garantir recursos para as ações de proteção da população infanto juvenil. 


Na oportunidade, Angela Kung, Coordenadora Pedagógica do CEDECA Casa Renascer, apresentou as linhas de atuação da instituição frisando o atendimento aos casos emblemáticos, casos esses de alta complexidade que nos possibilidade discutir a política pública em sua amplitude. Pontuou os desafios de sermos o único Centro de Defesa de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Rio Grande do Norte. 


Gilliard Laurentino, Psicólogo em atuação no CEDECA, apresentou o diagnóstico do enfrentamento a violência sexual, em especial os casos de exploração sexual, dialogando com o orçamento apresentado pela prefeitura municipal, mostrando que estamos em discussão do orçamento dos próximos quatro anos e a importância de garantirmos maiores verbas voltadas para crianças e adolescentes. 


Conclamar a sociedade para a urgência de medidas efetivas e imediatas de prevenção e combate ao trabalho infantil é essencial para mudança do cenário estadual no Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU.


Vamos juntos.

Por: ASSCOM

COMPARTILHAR
06/08/2021 14:43:16
Cerca de 130 mil crianças no Brasil perderam pai ou mãe para Covid-19.

28/07/2021 20:37:25
Brasil registra mais de 50 mil denúncias de violência contra infância em 2021.

06/07/2021 13:58:36
O Estatuto da Criança e do Adolescente vai completar 31 anos.

22/06/2021 14:22:24
Lugar de Criança e Adolescente é no Orçamento Público

15/06/2021 18:41:54
O CEDECA lamenta o falecimento da Socióloga Tomázia Isabel Fernandes

add