Campanhas

Desinformação e Fake News

Data:10/12/2020 21:44:26

A Desinformação é uma ameaça a democracia.




Não é de hoje que mentiras são criadas e divulgadas como verdades. A imprensa internacional desde 2016, passou a usar com mais frequência o termo: Fake news , para referir-se a falsas informações.






É certo que Notícias Falsas interferem na garantia do Direito de saber do público, e no direito das pessoas de procurar, receber e também transmitir informações de toda natureza - Direitos esses, garantidos pelos marcos legais internacionais de liberdade, de expressão e opinião, independente das fronteiras. 






A “Declaração Conjunta sobre Liberdade de Expressão e ‘Notícias Falsas’ (‘Fake News’), Desinformação e Propaganda”, que reúne parâmetros e responsabilidades visando combater notícias falsas, sem violar a liberdade de expressão, foi publicada em 2017 e assinada pela Relatoria Especial das Nações Unidas (ONU) para Liberdade de Opinião e Expressão, e pela Relatoria Especial da Organização dos Estados Americanos (OEA) para a Liberdade de Expressão.






A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake News e desinformação na sociedade é a educação midiática. SE VOCÊ JÁ SABE PASSE ADIANTE é uma campanha para uso cidadão e responsivo das redes, com dicas para refletirmos antes de compartilhar uma informação. Longe de esgotarmos o assunto nesta publicação, procuramos destacar alguns dos aspectos que nos parece relevantes para a compreensão do fenômeno.




#educacaomidiatica 


#desinformação #fakenews #DireitosHumanos 




#paracegoler 


CARDS com fundo branco, contendo texto com informações e dicas que ajudam na checagem de notícias falsas e desinformação.

Por: Concita Alves - Jornalista

COMPARTILHAR
add