Notícias:

 
Projeto Trabalhando em Rede, ocorre no CEDECA Casa Renascer

Nos dias 24 e 25, ocorreu no CEDECA - Casa Renascer, o "Projeto Trabalhando em Rede: Disseminando a Metodologia da Autoproteção na Educação Municipal de Natal/RN". Com a participação de 10 escolas da rede municipal de Natal, sendo representadas por coordenadoras e diretoras, diversas formações e debates acerca dos Direitos Humanos na educação, foram realizadas a fim de ser propagadas nessas escolas.

Contando, no primeiro dia, com a participação do advogado e colaborador da Casa, Gustavo Barbosa, todo um histórico sobre o que é, e para que serve os Direitos Humanos foi feito para trazer diversas reflexões sobre como essas escolas se encontram hoje em dia. Desde a proteção das crianças, até a criminalização da juventude pelos meios de comunicação, o debate se desenvolveu principalmente em como os estudantes são diretamente atingidos com isso.

Mesmo levando a discussão de que atualmente os Direitos Humanos são criminalizados pela sociedade, Gustavo trouxe a importância de haver sempre um diálogo com a população, principalmente com os familiares das crianças das escolas, para mostrar que as piores realidades podem ser sempre transformadas. "Quem hoje em dia defende o Direitos Humanos, numa sociedade que o criminaliza, é nadar contra uma difícil corrente", disse.

Ainda no primeiro dia também foi discutido, com a Coordenadora do CEDECA - Casa Renascer, Sayonara Dias, o sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes. Trazendo o histórico dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e colocando a necessidade de se ter e efetivar de fato o que já está previsto pela lei, ficou claro a importância da garantia desse Estatuto, porém que ainda precisamos colocá-lo em prática.

Na terça-feira, o evento se desenvolveu a partir de metodologias para que as representantes das escolas propaguem a autoproteção em suas escolas. Todo o espaço ocorreu de forma interativa e prática, para que a disseminação das metodologias fossem de fato eficientes ao ser levar às escolas.

Veja as fotos! https://goo.gl/AFI48p