Notícias:

 
2º Encontro Regional de Formação Sociopolítica ocorre em Parelhas/RN



O último encontro regional do ano de 2015, do CEDECA Casa Renascer, teve como marca um dia repleto de reflexão, dinâmica e muito debate. Ocorrido em 03 de dezembro em Parelhas/RN, o evento foi o 2º em âmbito estadual com a realização da Casa, trabalhando o tema da violência e direitos sexuais.

Cerca de 30 adolescentes e jovens, principalmente da região do Seridó do Rio Grande do Norte, tiveram a oportunidade de participar do encontro. Sendo eles representantes dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAS) de cada município, a importância de suas presenças se demonstra mais evidente no momento em que eles levam o debate sobre a sexualidade para a sua região.

Diante de um cenário onde crianças e adolescentes estão cada vez mais suscetíveis a perdas de direitos, a formação e debate sobre temas sociais se fazem cada vez mais necessário de serem problematizados. "Se não fomos nós que vamos debatemos esse assunto, quem vai?! Precisamos falar sobre isso para resolvermos os problemas!", ponderou Edivania da Silva, adolescente representante do NUCA de São José do Seridó.

As atividades tiveram inicio com a presença do prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, que parabenizou a realização do encontro e ressaltou a importância de tratar do assunto. Logo em seguida uma dinâmica e um teatro do invisível foram realizados para dar início ao debate sobre a violência sexual.

Numa roda de conversa, os adolescentes foram escrevendo perguntas e colocando-as numa caixa preta para serem lidas e discutidas entre todos. O que é sexualidade? Aonde se inicia a violência sexual? Quais os tipo de violências sexuais? O que fazer em situação de violência sexual? Foram algumas das perguntas abordadas e respondidas pelos jovens participantes do encontro.

Após conceitos gerais sobre os direitos sexuais e reprodutivos serem apresentados, grupos de debates foram reunidos para tratar especificamente de alguns direitos e violências sexuais. Questões de sexualidade e gênero, assim como o abuso e a exploração sexual, foram discutidos na medida em que os adolescentes desenhavam figuras em uma cartolina, e em seguida, realizavam vídeos apresentando um resultado de toda a discussão.

Confira as fotos do encontro: https://goo.gl/DLwZbr

Encontros Regionais de Formação Sociopolítica

Os Encontros Regionais de Formação Sociopolítica realizados pelo CEDECA Casa Renascer têm como objetivo fomentar a discussão sobre a sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos e violência sexual, abrindo para uma reflexão sobre o papel da juventude em prevenir e enfrentar esses abusos, garantindo assim, o fortalecimento do diálogo e participação juvenil entre os municípios.

No ano de 2015 já foram realizados 2 encontros regionais, o primeiro ocorrido em Viçosa/RN com cerca de 80 adolescentes de 44 municípios, e o segundo em Parelhas/RN com cerca de 30 adolescentes de 15 municípios. Para o ano de 2016 mais 2 encontros estão previstos, sendo o terceiro provável para ocorrer em Guamaré/RN.