Notícias:

 
Capacitação para construção do Plano Decenal ocorre em Natal

Nessa última quinta e sexta-feira (30, 01) ocorreu em Natal/RN, mais um ciclo de capacitação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, para agentes da garantia de direitos. Com a finalidade de formar os profissionais que estarão construindo o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do RN, o evento problematizou questões em âmbito nacional e local sobre os direitos infanto-juvenis.

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (CONANDA) e com o Conselho Estadual de Crianças e Adolescentes do Rio Grande do Norte (CONSEC/RN), a capacitação garantiu uma análise desde a importância dos Direitos Humanos, até quais ferramentas temos em mãos para garantir sua efetivação.

Segundo Ana Paula Rodrigues, formadora do IBAM, apesar de a Declaração Universal dos Direitos Humanos ter sido uma grande conquista pela sociedade, uma grande parte da população ainda tem seus direitos violados, principalmente quando tratamos de crianças e adolescentes. "A construção do Plano Decenal é um passo para que sejam colocadas em práticas esses direitos universais por meio de Políticas Públicas", afirmou.

Próximas ações para o Plano Decenal                                                       

Seguindo a série de ações para a construção do Plano Decenal, o IBAM, em conjunto com todos os envolvidos do Plano, pretendem realizar escutas com jovens e adolescentes de diferentes realidades do estado, desde aqueles que cumprem medidas socioeducativas, que estão em acolhimento institucional, que são acompanhados por serviços da política pública, e entre outros.

Além disso, está previsto para a primeira quinzena de agosto encontros descentralizados em diversos territórios do estado. O objetivo será identificar, a partir dos municípios sedes dessas regiões, uma análise situacional da política infanto-juvenil, e apontar as principais demandas para a construção e elaboração das metas e objetivos do Plano.

Mensalmente a Comissão Intersetorial responsável pela construção do Plano realiza reuniões para debater as ações. A próxima reunião ocorrerá no dia 22 de julho.