Blog

Notícias

A Casa Renascer recebe Prêmio Nacional de Direitos Humanos

Data:10/12/2020 22:59:10

O CEDECA Casa Renascer, Centro de Defesa de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, venceu na categoria Boas Práticas em Rede o Prêmio Neide Castanha 2020. 


O Prêmio foi divulgado em maio, mas devido a pandemia, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais, só conseguimos abraça-lo afetivamente em outubro, através da participação de Gilliard Laurentino, Psicólogo, em reunião de encerramento do Programa Down Town to Zero – DTZ ocorrida em São Paulo, atividade que teve como objetivo realizar um apanhado das ações e resultados dos programas executados no tocante ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A estatueta do Prêmio Neide Castanha foi confeccionada pelo cartunista Ziraldo.


O Prêmio Neide Castanha é um dos mais importantes reconhecimentos na Defesa de Direitos Humanos, voltados para as boas práticas que buscam combater violações dos direitos das crianças e dos adolescentes, realizado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil, durante a campanha Faça Bonito, no 18 de Maio.  Anualmente, o prêmio reconhece Instituições ou Pessoas físicas que atuam através de Programas, Projetos ou Ações no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.






NEIDE CASTANHA

Neide Viana Castanha, formada em Serviço Social, foi uma das personalidades brasileiras mais atuantes na luta pelos Direitos das crianças e dos adolescente,  participou do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 


Mineira, nascida em 23 de fevereiro de 1953, foi fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Especial destaque para sua atuação no processo de discussão e investigação, como membro técnico da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investigou redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Neide Castanha nos deixou em 26 de janeiro de 2010.

Por: Concita Alves - Jornalista

COMPARTILHAR
06/08/2021 14:43:16
Cerca de 130 mil crianças no Brasil perderam pai ou mãe para Covid-19.

28/07/2021 20:37:25
Brasil registra mais de 50 mil denúncias de violência contra infância em 2021.

06/07/2021 13:58:36
O Estatuto da Criança e do Adolescente vai completar 31 anos.

22/06/2021 14:22:24
Lugar de Criança e Adolescente é no Orçamento Público

21/06/2021 19:24:17
CEDECA recebe Comissão Parlamentar para debater Erradicação do Trabalho Infantil.

add