O Cedeca Casa Renascer, Centro de Defesa de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Rio Grande do Norte, realizou reunião, na manhã da última quinta-feira(4) com Profissionais e Adolescentes do município de Goianinha(RN), para debater as linhas gerais que objetivam a implantação de um pólo territorial para a realização de Formação Sócio Política em Direitos Humanos para adolescentes e jovens, no município de Goianinha, em 2021.
A partir do Termo de Cooperação Técnica firmado pelo Cedeca Casa Renascer e o Município de Goianinha em 2020, ficou definido a criação de um grupo com adolescentes multiplicadores da proposta. O encontro foi realizado, seguindo as orientações de saúde, e teve a facilitação de Angela Kung, Keluska Lima e Carlos Henrique, respectivamente Coordenadoras do CEDECA e Educador Social, além de profissionais do município e do Estudante e Adolescente Maycon Lima, que acompanhará as Formações, enquanto jovem multiplicador.
O grupo focal formado ficará a frente para realização das formações com o monitoramento e acompanhamento do Cedeca Casa Renascer.
A Formação Sociopolítica e Cultural em Direitos Humanos para adolescentes é uma metodologia desenvolvida pela equipe técnica da Casa Renascer, e que está em seu oitavo ano. O projeto é coordenado por Jessyka Basílio, Assessora Jurídica e Rodrigo Bico, Arte Educador, com o apoio da MISEREOR E KNH, e se desenvolve com a participação de adolescentes do Estado, através de reuniões /encontros mensais, para debater temáticas escolhidas pelos mesmos, durante o planejamento anual.
Em 2020, seguindo as orientações dos órgãos de saúde devido a pandemia da covid-19, o projeto aconteceu de forma virtual, com os adolescentes e jovens do Estado, participantes de NUCA´S nos municípios e outras organizações.