O Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – FNDCA, realizou na última quarta-feira, 24, Assembleia Geral Ordinária na modalidade ON LINE, com a participação de entidades e representantes de Fóruns DCA de vários Estados para escolha da Secretaria e do Conselho Fiscal referente ao período de 2021 – 2023. Na ocasião, também foi apresentado o relatório e a prestação de contas da atual gestão.
O Fórum DCA-RN, é uma organização da sociedade civil composta por organizações e Ativistas, com o objetivo de garantir a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, através da incidência, mobilização social e monitoramento de politicas públicas. O CEDECA CASA RENASCER, integrante do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte, participou da assembleia através de Carlos Henrique, Educador Social e Coordenador do Fórum DCA- RN.
Para Carlos Henrique “Esse momento teve uma importância significativa. Além do foortalecimento para a pauta da criança e adolescente, favoreceu a mobilização dentro da atual conjuntura e possibilitou visualizar o funcionamento da composição nacional que impacta diretamente nos Fóruns Estaduais, além do planejamento de estratégias em conjunto com os demais fóruns DCA tivemos debate e trocas de experiência.” Embora o ECA , Estatuto da Criança e do Adolescentes, tenha completado 30 anos em 2020, ainda estamos lutando pela efetivação e Garantia de Direitos de crianças e adolescentes.
Composição da Nova Gestão
A nova gestão da Secretaria é composta pelo Marista, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Central Única dos Trabalhadores – CUT e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG como titulares e o Centro de Educação e Cultura Popular – CECUP e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – Contratuh como suplentes.
O Conselho Fiscal é formado pelo Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas – Sintibref, Federação Nacional das Apaes – Fenapaes, Pastoral do Menor – Pamen, La Salle e Salesianos.