A atuação desta mulher notável fez dela uma singular referência, no Brasil e no mundo, no que diz respeito ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Sua atuação foi fundamental no processo de discussão e investigação como membro técnico da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investigou redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
O Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil. Desde o dia 16 de abril, está aberta no site (www.façabonito) as inscrições e segue até 9 de maio. O prêmio possui 7 categorias e será anunciado durante programação do 18 de maio.
Em 2020, na 10ª edição do Premio Neide Castanha o CEDECA Casa Renascer foi agraciado com a estatueta do prêmio na categoria “Boas Práticas em Rede” , e indicou o nome de três mulheres para receber a menção honrosa da REDE ECPAT: Genilda Araújo, Adriana Shirley e Késia Miriam.
Neide Castanha foi fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Esse Prêmio tem por objetivo homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais. A estatueta do Prêmio contém a arte gentilmente cedida pelo cartunista Ziraldo.
Acesse todo o conteúdo faça bonito e edital do prêmio em: www.façabonito.org
Fonte: 18 de Maio - FaçaBonito